plano de fundo

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bolo de Chocolate, sem gluten, sem carboidrato, sem acucar, sem palavras...




Bem, dizem que a primeira segunda-feira do ano é o dia mais depressivo do ano, quanto ao ano todo nao posso dizer, mas ate agora com certeza, meu bebe cordou com febre, ficou manhoso o dia todo, volta as aulas pros meus dois outros, uma correria so! Mas como estavam todos animados (com excessao do doentinho), decidi fazer um agrado rápido, afinal quem não gosta de chegar da escola no meio da tarde e ter um bolinho de chocolate com aquela calda dechocolate   te esperando?? A diferença?? Low Carb, Bastante gordura boa, proteína, bom demais, tempo de preparo e forno juntos? 30 minutinhos, corra Já fazer, fiz junto com o pão de queijo e assei junto no forno, fica a dica!!



Ingredientes Bolo:

1 copo de farinha deamêndoas
1 colher de chá de fermentoquímico
1 copo de chocolate maior que 70% de cacau ou 100% cacau ( eu usei 85%)
1/2 copo de manteiga
3/4 de copo de adocante
1/4 de colher de sal
1 colher de cha de baunilha
3 ovos grandes
óleo de coco (para untar)

Ingredientes Cobertura:

1/2 copo de creme de leite
1 copo de chocolate meio amargo
adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Pre aqueça o forno, em fogo médio, e coloque uma panela a manteiga e o chocolate, derreta os dois juntos até ficar uma calda ( você pode fazer isso no microondas ao invés de usar o fogo), coloque num recipiente médio todos os ingredientes secos, misture até ficar homogêneo e depois coloque a calda de chocolate e o restante dos itens, misture bem e coloque numa forma pequena, untada com óleo de coco, eu usei uma de 20 cm x 20cm, a redonda tambem fica legal, mas nao tinha aqui. Coloque o bolo pra assar por volta de 20 minutos, fique atento com a borda do bolo, quando a borda estiver ficando durinha tire do forno se não ele queima rapidamente. Espere esfriar, e coloque em um prato para servir, mas espere esfriar mesmo, se não ele quebra facilmente, e enquanto espera, prepare a cobertura, misture e aqueça os ingredientes no fogo ou no microondas, espere esfriar um pouco pra que ele fique mais consistente, depois coloque sobre o bolo e sirva.

Farei mais vezes com certeza, espero que gostem!

57 comentários:

  1. Olá! Estou gostando muito do seu blog. Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência e suas receitas. Uma dúvida: quando você fala em "copo" nas receitas, você poderia me dar uma referência para esse copo de medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! O meu medidor aqui, me mostra que 1 copo e 240m, eu acredito que seja o famoso copo americano,

      Excluir
    2. Oi Cynthia, muito obrigada pela resposta. Assim que testar aviso a você como foi a experiência! Abraços!

      Excluir
    3. Olá!! Adorei o bolo. Tava precisando de bolo de chocolate molhadinho assim. As suas receitas são ótimas fiz tb a abobrinha a moda, umas 3x

      Excluir
    4. olá!
      240 ml é a medida da xícara :)

      Quanto ao bolo, parece delicioso! Vou tentar quando me sobrar um tempinho!
      Parabéns pelo blog, tem receitas de dar água na boca!

      Abs
      Priscila
      Abs!

      Excluir
  2. Cynthia tô adorando seu blog, vou fazer todas as receitinhas...rsrrss... só estou um pouco triste porque essa é minha segunda semana de dieta e não emagreci nadinha, isso ja aconteceu com você?
    Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, fico feliz em saber que voce ta curtindo o blog, e truste com o peso, minha dica, tenha certeza que voce esta consumindo alto teor de gordura, proteina em moderacao, e nao consuma mais que 20g de carboudratos efetivos por pelo menos duas semanas, sempre registre o qye consome pra ter ideia do quanto esta consumindo, espero que ajude, e continue em cobtato, quero saber como esta indo

      Excluir
  3. Cynthia não faço a mínima idéia de qto consumo de carboidratos por dia e não sei se estou consumindo alto teor de gordura, tava achando que os docinhos é que estavam acabando com meu emagrecimento... será que tô comendo legumes e queijos demais?
    O consumo de creme de leite, nata, ovos e queijos por dia deve ter uma quantidade certa... tô perdida!!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira recomendacao: faca uma conta no my fitness pal, pra poder controlar sua ingestao diaria, voce deve consumir de 70 a 80% do seu dia em gordura saturada ( bem dificil!!) consumo de 15 a 20% de proteina e no maximo 10% de carboidrato, nas orimeiras semanas vc mantem a ingestao de carboidrato absixo de 20g, e depois abaixo de 50g. E dificil chegar na quantidade de girdura, e as sobremesas que eu posto ajudam bastante nesse sentindo. Algumas pessoas tem intolerancia a lactise, pra saber corte por 2 semanas e depois volte lentamente e sinta se a lactose te faz mal, to torcendo por vc! Se precisar de maus dicas to aqui!

    ResponderExcluir
  5. Ok, obrigada. Já comecei hoje a contar tudo, depois te conto como foram os resultados.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Oba!!! Conte tudinho, faca uma semana, pese abtes, tire as medidas, e depois so suba na balanca so 1 semana depois! E retire as medidas tb...

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde!
    Por gentileza, você poderia dizer que tipo de adoçante usou nessa receita? O resto dos ingredientes tenho todos! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu so uso adocantes naturais, nao quimicos, o que eu uso e o erythinol e stevia, nao conheco as matcas brasileiras so as gringas, espero que goste do bolo, porque ele é maravilhoso!!! Bjinhos

      Excluir
  8. Oi Cynthia nessa receita posso usar chocolate em pó??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, pode sim! Me fale como ficou depois! Beijao

      Excluir
  9. Farinha de Amêndoas, Chocolate meio amargo e chocolate até 80% de cacau tem sim carboidrato. Eu faço a dieta da proteína e não posso comer qualquer tipo de carboidrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lollys, desculpe se pelo titulo passou a impressao que fosse 0g craboidratos, conforme escrito no post, eu disse que e low carb e nao que nao tem nada de acrboidrato, beijinhos! ;)

      Excluir
  10. Achei seu blog hoje e adorei. Esta dificil eu manter a low carb justamente por falta de gostosuras pra comermos no dia-a-dia. Parabéns
    Abraçosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sim, sem gostosuras Mao da! Fico Felix que esta gostando

      Excluir
  11. Olá Cynthia, Bom dia! achei seu blog e tô ADORANDOOO! parabéns pela iniciativa. Apenas me tire uma duvida... qual seria a quantidade de carboidratos deste bolo e quantas fatias podemos comer por dia para que fiquemos ainda dentro dos 20 á 50g de carb dia? Aguardo. bis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precise fazer essa tabela, mas nao tem Mais que 5g umma fatia, quando eu taco, como me uma dia, sem culpa, 2 Fatias, mesmo por que nao aguento Mais que isso, o bolo enche a barriga ;) bjinhos

      Excluir
  12. Quando vc fala em um copo de chocolate meio amargo, que chocolate é esse? Em pó ou líquido? Qual tipo de adoçante vc usa, aqueles que são granulados iguais ao açúcar de mesa ou pode ser adoçante líquido? No Brasil é muito difícil encontrar xilitol, além do que é caro demais!!! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro, o chocolate que eu used e de barra mesmo, mas vice pose user o me pó tb, nao acredito que mude o sabor e a conscistencia, quanto ao adoçante eu uso em pó, erythinol com stevia, use o que gostar, só ajuste a quantidade ao seu gosto... Obrigada beijinhos!!!

      Excluir
  13. Adorei a receita, estou doida pra testar! :) só me responde uma dúvida: Pode substituir a farinha de amêndoas por outra, talvez farinha de aveia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, nao sei como sai a receita com qualquer outra farinha. Eu nao consumo graos porque sao extremamente inflamatorios pro organismo, mas acho que voce pode substituir por farinha de coco, ou de castanha de caju. Se testar, nao esqueca de postar o que usou e como ficou, beijinhos

      Excluir
    2. e se for farinha de berinjela pode ser?

      Excluir
  14. oi por favor, o cacau alcalino 100% tem carboidratos?sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  15. Fiz com farinha de coco ao invés de amêndoas e ficou uma delícia, aprovadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber! Vou colocar essa sugestao na receita, beijinhos

      Excluir
  16. Também fiz com farinha de côco, e adicionei um pouco de leite de côco e cacau em pó. Ficou bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yumm, que bom saber, vou experimentar da proxima vez. obrigada!

      Excluir
  17. ola
    fiz este fim de semana a sua receita e gostei imenso.
    acabei de publicar no meu blogue que convido a visitar, do outro lado do Atlântico :)
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/02/bolinhos-de-chocolate-sem-gluten-sem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, amei o site, amei as adaptacoes e amei a opcao de fazer no microondas. Parabens pelo lindo site! beijinhos

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho Cynthia :) será um prazer continuar a vê-la por la! :)
      beijinhos de Portugal
      Carla
      http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

      Excluir
  18. eu nem coloquei o adoçante, ficou mara!

    ResponderExcluir
  19. Querida fiz tua receita é simplesmente amei! Só fiz modificações: no lugar da farinha de amêndoas,coloquei 50 g de coco desidratado ralado e 2 dedos de farelo de trigo para completar 1 copo; no lugar da manteiga usei creme de leite; e usei o adoçante tal e qual mesmo... Ficou mara! Ainda molhei o bolo com uma mistura de leite de coco, 100 ml de creme de leite e adoçante! Perfeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yummm que delicia, obrigada por compartilhar! :)

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Cynthia. Pode substituir a farinha de amêndoas por quinoa? O adoçante stevia por adoçante em gotas (quantas), e a manteiga por óleo de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quinoa e rica em carboidrato e e grao, se isso fizer parte da sua dieta pode fazer sim. Eu nao consumo graos. Eu sugiro substituir por farinha de coco, e vc pode fazer em casa se for muit caro. Nao sei que ingrediente seria seu adocante em gotas. O meu adocante aqui e stevia com erythinol. E sim, pode subtituir oleo de coco por manteiga, beijinhos :)

      Excluir
  22. Pessoal alguém me diga como fica a mistura antes de ir pro forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica homogenia, cremosa, igual a do bolo tradicional.

      Excluir
    2. Obrigada Ju Santos, fica igual a do bolo tradicional

      Excluir
  23. Bom dia! Sou iniciante, tipo 2 semanas, estava com muita vontade de comer um doce e fiz esse mas o de microondas, (usei farinha de coco, cacau em pó 50%, adoçante culinário, creme de leite, manteiga derretida e fermento) posso comer esse tipo de sobremesa uma vez na semana? Ou mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode! Nao queremos que vc fique com muitas vontades, entao come quando a vontade apertar, e melhor vc comer isso, do que quando escorregar, comer algo que nao vale a pena e vai te fazer sentir culpada e triste depois.

      Excluir
  24. O bolo ficou maravilhoso, ainda coloquei morangos por cima, não deu tempo nem de esfriar. Difícil encontrar receitas boas assim ... Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yummm, fiquei ate com vontade! Obrigada, o blog existe pra isso mesmo, pra que voces sintam esses gostinhos deliciosos da vida! beijinhos :)

      Excluir
  25. Fiz co farinha de amendoim. Ficou maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber!! fico muito feliz que gostou! :)

      Excluir
  26. Coloquei no forno! Acho q fiz algo errado! Uma pena!
    Não consegui uma calda, quando adicionei na tigela com outros ingredientes ... ficou uma pasta , difícil até colocar na forma... faço outros bolos, mas este acho que não vai rolar! ☹️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena! Nao entendi direito o que ocorreu, mas nunca tive problemas aqui com ele, e faco ele com frequencia. beijinhos

      Excluir